Saturday, July 29, 2006

Os objetivos do projeto "Animação Cultural"

O objetivo do projeto de extensão "Animação Cultural" na parceria PROEX / UENF - Coordenação Regional da Animação Cultural na região NF1 é elaborar em co-participação com os animadores culturais das escolas de Campos dos Goytacazes pertencentes à região NF1 pautas de ação para sua efetiva valorização profissional, conferindo visibilidade pública ao alcance sócio-educativo da animação cultural e êxito em suas atividades na integração escola –comunidade.
Este objetivo acompanha outros tais como contribuir no fortalecimento do vínculo entre a universidade e a escola; organizar palestras, seminários, oficinas com animadores culturais de modo a subsidiar o debate sobre a arte e a cultura na prática da animação cultural; subsidiar animadores culturais em seu trabalho na animação cultural; remontar a história da animação cultural na Educação Pública no estado do Rio de Janeiro, disponibilizando-a aos agentes educacionais, alunos e comunidade.
Os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação são caracterizados em torno de um objeto de estudo e de intervenção não posto unilateralmente pelo pesquisador, mas pelo grupo pesquisado, também este pesquisador. A pesquisa em seu planejamento e execução se faz por uma equipe composta de “pesquisadores profissionais” e representantes do grupo ou população-alvo na pesquisa, no caso os animadores culturais; não há o “trabalho de campo”, próprio de pesquisas cujo método baseia-se na consagrada dicotomia sujeito-objeto mas na interlocução contínua entre pesquisadores profissionais e população-alvo na perspectiva de circulação de saberes cujo desdobramento envolve a possibilidade de aprendizado mútuo no pensar e agir na pesquisa. Os dados são analisados na comunicabilidade entre todos os participantes diretos na pesquisa; temas e problemas e os resultados parciais alcançados na pesquisa quando da participação efetiva de indivíduos e/ou grupos da população interessada são divulgados através de “reuniões amplas, onde se espera o efeito de feedback para validação dos dados e onde ‘técnicas simples’ de comunicação são utilizadas (Haguete, 1987:165). As ações prático-reflexivas são concebidas “em função das necessidades da população (Idem. Ibidem.), uma vez que a realidade investigada tem seu fundamento na situação concreta vivida pela população ou público-alvo.
Por fim, há de se ressaltar que está presente neste projeto de extensão a recuperação da história do fenômeno “animação cultural” e sua implementação na rede pública de ensino. Tal estudo acompanha a extensão e permite o trabalho direto com os animadores culturais ao mesmo tempo em que subsidia os pesquisadores na reelaboração de sua prática.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home